Tecnologia do Blogger.

Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes

Um livro com personagens doentes e loucos. 
Segue sinopse abaixo:
O Morro dos Ventos Uivantes - Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.
O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.


O Morro dos Ventos Uivantes conta a estória de duas famílias, os Lintos e os Earnshaw, pelo ponto de vista da empregada Elena que viveu e conviveu com as duas casas. Se inicia no presente, passando para o passado e voltando para o presente. Fazendo assim um ciclo. 
Antes de iniciar a leitura, indicação de Bella da saga crepúsculo, pesquisei em alguns blogs para ver a opinião das pessoas sobre os livros. Confesso que encontrei um mosaico de opiniões sobre os personagens, mas uma unanimidade sobre o livro. É bom. 
A narrativa da estória é contada em primeira pessoa passando por pontos de vistas. A escrita é algo a parte, me recusei de todas as formas pegar um dicionário para traduzir as diversas palavras cultas e rebuscadas da autora, isso sendo algo que a descrição do livro já explica. É algo que depois de um tempo de leitura se torna irrelevante, pela narração conseguimos substituir as palavras que não entendemos por outras que se adaptam ao texto normalmente. 
Como personagens principais temos todos. Por contar a estória das duas famílias, principalmente dos Earnshaw, os principais vão mudando de posto. Pra colocar em algo solido o livro conta estória de três gerações da família Earnshaw e dois da família Lintos. 
Por admiração eu só colocaria a narradora principal como um personagem pra se gostar. O livro é repleto de personagens mesquinhos e egoístas e não consegui de forma alguma encontrar um pouco de amor neste livro, algo que nos é prometido na descrição. Quando falo amor falo de romance, dos pais para os filhos em alguns casos vi amor, mas de um belo romance só encontrei egoismo e obsessões. Para não generalizar, no final, digo nas ultimas páginas o amor foi acrescido na estória. Pensei "Finalmente". 
Apesar de não ter personagens admiráveis, algo que a autora não perdeu foi na profundidade deles. Nunca encontrei em todos os livros que li personagens mais profundos do que nesta estória. Ri diversas vezes com a narração da empregada, mas não era um riso de "feliz" era algo mais como um riso sarcástico. 
Ambientada na Inglaterra antiga, O Morro dos Ventos Uivantes é um livro para todos. Com uma narrativa bem feita, descritiva no ponto certo. Mas, é bom ressalvar que não é um livro sobre amor. Não mesmo. 

Um xero.    

32 comentários:

  1. Heey!
    Eu nunca tive o interesse de ler esse livro por se tratar de mais um romancezinho, mas pelo visto eu estava redondamente enganado! Foi ótimo ter lido sua resenha, eu tenho ele parado na minha estante e com certeza vou lê-lo em breve haha
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, de romântico este livro não tem quase nada.

      Um xero.

      Excluir
  2. Já comecei a ler esse livro, porém li apenas uma página e achei chato. Esse tipo de "romance" não me agrada nem um pouco, acho que provavelmente não conseguiria termina-lo.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já no meu caso, esses tipos são o que mais gosto. Ha ha.
      Fica aqui com a gente.

      Um xero.

      Excluir
  3. Esse livro já me chama a atenção há algum tempo, principalmente porque ele é um clássico. E eu gosto bastante desse tipo de leitura.
    Certamente lerei.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem instigante e diferente de tudo que já li.

      Um xero.

      Excluir
  4. Oi Moises!
    Não me interessei muito pela estória mas, por ter certa aprofundação em cada personagem, já acho um ponto positivo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  5. oii oii, vim te avisar que te marquei em uma tag no meu blog!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem, Moisés? Eu sou louco, louco, louco para ler esse livro. Definitivamente louco! Além de ser citado em Crepúsculo (saga que não gostei nem um pouco) a personagem principal de "O céu está em todo lugar", da Jandy Nelson também cita esse livro. Muito! E vários outros livros que não me recordo. Um clássico como esse merece ser lido logo, né?

    Resenha ficou linda.
    Abraço.Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li por crepúsculo também, apesar de ter sentimentos dúbios pela série. Merece ser lido sim. Acredito que ele se tornou um clássico pela autora inovar nos sentimentos dos personagens. É algo bem complexo e denso, além claro da escrita.
      Aqui na Biblioteca dos Barris tem para emprestar.

      Um xero.

      Excluir
  7. Olá
    Eu sempre quis ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade de conhecer a história, sabe? Mas vontade é o que não falta, pena que a biblioteca daqui não tem =/.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, mas relaxa que no tempo certo vai lê.

      Um xero.

      Excluir
  8. tenho muita vontade de ler esse livro, sabia ?! e agora fiquei com ainda mais vontade u.u

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. É um livro muito bom. Lê mesmo, você vai se surpreender.
      Fica aqui com a gente.

      Um xero.

      Excluir
  9. Esse livro nunca esteve na minha lista de prioridades, mas sua resenha me fez ficar interessada.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber. Lê, você vai gostar.

      Um xero.

      Excluir
  10. Hey!!
    Já ouvi falar bastante desse livro!
    É um clássico e pretendo lê-lo em breve.
    Esse é um daqueles livros que são quase leitura obrigatória, né? haha

    Beijos!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigatória não ha ha. Mas, seria muito bom se todos lessem.
      Fica aqui com a gente.

      Um xero.

      Excluir
  11. Sou looooouca pra ler esse livro! Porém nunca tive a oportunidade. Mas agora com sua resenha, estou com ainda mais vontade de ler! beijao
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Moises! Tudo bem? Adorei conferir a sua opinião sobre "O Morro dos Ventos Uivantes", mas infelizmente não tenho interesse em ler o livro! :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz é mesmo? Há muitos outros clássicos, então não preocupa ha ha.

      Um xero.

      Excluir
  13. Sempre que vejo esse livro paquerando mas nunca compro, tenho muita vontade de ler, ele está na minha lista um tempão!

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE
    SNAPCHAT: alineeb8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então compra logo. Ha ha.
      Fica aqui com a gente.

      Um xero.

      Excluir
  14. Oiee
    Tudo bemm?
    Confesso que não é o livro que mais gostei. Penei para ler, mas quando acabei fiquei feliz kkk Gosto muito do livro da irmã da autora o: Jane Eyre. É muito bommm.
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro quando era bem mais nova. Não lembro muita coisa, mas sei que adorei. Ele está na minha lista para ser relido algum dia. <3

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita o momento reler novamente ha ha.

      Um xero.

      Excluir
  16. Interessante Moisés...apesar de não se tratar de um livro de romances sua resenha desperta uma curiosidade sobre esse livro tão falado!Vou dar uma lidinha para conferir...😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim samy, na biblioteca central tem uns exemplares lá.
      Participa do blog, tô perando.

      Um xero.

      Excluir

Devoradores de Livros Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital